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A presente monografia teve como objetivo principal refletir sobre a importância das
relações étnico-raciais no currículo escolar, como um primeiro passo para a
transformação social dos indivíduos que são formados, contribuindo para uma
sociedade mais cidadã e com menos preconceitos e desigualdades. Busca, igualmente,
analisar e identificar os elementos que contribuem para a superação dos desafios e das
problemáticas provenientes da não abordagem da temática no currículo escolar. A
fundamentação teórica baseou-se na leitura de autores tais como: Domingues (2008),
Fernandes (2008), Santos (2009), Fonseca (2002), Gomes (2012), Lopes (2013), dentre
outros teóricos, bem como na leitura da LDB (BRASIL, 1996), do Plano de
Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira (BRASIL, 2013),
dentre outros, visando contribuir com reflexões sobre a importância da aplicabilidade da
Lei 10.639/03 na escola campo de pesquisa. Para tanto, adotamos uma metodologia de
pesquisa que se caracterizou por ser uma pesquisa qualitativa, com aplicação de
entrevistas, realizadas com os profissionais da escola durante o mês de julho de 2017.
Assim, concluímos que a proposta curricular da escola em questão necessita ser
repensada, quanto à aplicabilidade da Lei 10.639/03. |
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