Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade analisar e discutir o
ensino de Geografia visto de um olhar discente no momento de Estágio
Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB), baseando-se no levantamento de obras e
pesquisas de gabinete e campo referentes a este tema. Partindo do pressuposto
de que é a partir do Estágio Supervisionado que o futuro professor de Geografia
entra em contato com o universo escolar, conhece o cotidiano escolar, entrar em
contato com a prática docente. Além desses aspectos a intensão deste trabalho
é inferir na prática, junto ao levantamento de campo questões teóricas discutidas
na universidade, assim como, desenvolver as metodologias de ensino e definir
os recursos a serem utilizados em sala de aula. Por fim, o presente trabalho visa
trazer discussões, chamar a atenção para o Estágio Supervisionado,
componente curricular fundamental para um ensino de qualidade. Para embasar
as reflexões utilizadas neste trabalha foram usadas obras como: Pedagogia da
Autonomia e Educação e Mudança de Paulo Freire; Estágio e Docência de
Selma Garrido Pimenta; Geografia e Didática de Simone Selbach entre outros.
Descrição:
SANTOS, R. R. do N. Um olhar sobre as experiências da formação docente no estágio supervisionado. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.