Resumo:
A presente pesquisa tem por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM), dentre elas a Inteligência Lógico-Matemática, principalmente por ser uma das Inteligências mais trabalhadas durante o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O ponto principal da pesquisa é definir os tipos de Inteligências, principalmente o da Inteligência Lógico-Matemática e de como esta Inteligência pode e está relacionada a todas as outras Inteligências, principalmente no desenvolvimento intelectual tanto da Matemática quanto do raciocínio lógico. Mostrar a importância de se trabalhar a Inteligência Lógico-Matemática nas aulas de Matemática interligadas com todas as outras Inteligências. Partindo desta premissa, este estudo busca entender as diferentes formas de Inteligência, como elas estão associadas e que quando combinadas, desenvolve a capacidade e habilidade intelectual de cada indivíduo, tendo em vista que a Inteligência é a capacidade mental de compreender, aprender, raciocinar, resolver problemas. Onde a Inteligência não pode ser medida, mas sim, desenvolvida. A pesquisa tem em vista, investigar o desenvolvimento intelectual da Inteligência Lógico-Matemática na disciplina de Matemática dos alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental, nesta fase, por se tratar da fase crucial no processo de desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno durante seus estudos. Após um questionário aplicado aos alunos do 1º que acabaram de ingressar no Ensino Médio, tentar expor os resultados e análises da pesquisa. Tendo em vista todo o conhecimento adquirido pelos mesmos durante seus estudos e de como conseguiram resolver diferentes tipos de problemas envolvendo não só a Matemática, mas também o raciocínio lógico.
Descrição:
SILVA, W. S. A inteligência lógico-matemática no Ensino Fundamental: uma análise na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.