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Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica

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dc.contributor.author Freitas, Ana Tereza Fernandes de
dc.date.accessioned 2019-05-27T19:21:38Z
dc.date.available 2019-05-27T19:21:38Z
dc.date.issued 2018-12-06
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19469
dc.description FREITAS, A. T. F. Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de física no Brasil, apesar da existência de diversas metodologias ativas, continua sendo perpetuado de maneira quase estática. O mundo em seu contexto atual exige muito mais dos alunos do que apenas uma visão unidimensional dos assuntos. Tornou-se fundamental a existência da contextualização dos assuntos com a realidade de cada aluno, acompanhando não só a evolução das gerações, mas também a evolução das provas e exames avaliativos dos tempos atuais. Dessa forma, é importante considerar o questionamento de como a contextualização do ensino de física influencia no desempenho dos alunos de ensino médio na prova do ENEM, que é, atualmente, o principal método de entrada no ensino superior. Essa pesquisa foi realizada através de uma Revisão Integrativa da Literatura. Após as buscas das publicações nas bases de dados e a sua posterior leitura, foram inclusos 28 artigos, que foram sistematizados e categorizados em diversos pontos. Os maiores resultados quantitativos encontrados nas categorias foram: quanto ao ano de publicação, os anos de 2014 e 2018; com relação ao número de autores, as publicações com 2 autores; e com relação a revista de publicação, observou-se a Revista Brasileira de Ensino de Física. Diante dos resultados obtidos, foi observado que a contextualização ainda não está tão presente no ensino de física do Brasil. Além disso, foi encontrado que, quando ocorre a contextualização de maneira correta, o desempenho dos alunos foi mais expressivo. Não só as aulas de física estão descontextualizadas, mas as provas em si do ENEM acabam não tendo uma contextualização tão evidente quanto se divulga. Porém, também é dito nas questões contextualizadas do ENEM, o nível de acertos entre estudantes de classe alta e baixa são muito próximos, ao contrário das questões totalmente sem esse contexto. Assim, é importante que haja a contextualização, tanto das aulas quanto das provas, para que seja diminuída a desigualdade dos resultados dos exames. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Contextualização em Física pt_BR
dc.title Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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