Resumo:
O modo de vida do homem moderno vem causando danos irreparáveis ao meio
ambiente. O consumo desenfreado e irresponsável requer da sociedade,
cidadãos com atitudes sustentáveis. A educação se apresenta como uma
ferramenta capaz de transformar pessoas, buscando manter de forma
participativa e consciente a boa relação entre o homem e a natureza,
possibilitando mudanças de hábitos, valores para construção de uma nova
sociedade. A Escola enquanto colaboradora na formação de opiniões, mesmo
com as adversidades existentes em sua estrutura física e pedagógica, ainda
pode ser o caminho para formar seres pensantes, com uma nova concepção
de mundo, pondo em pratica o dinamismo da teoria pedagógica, com a
vivenciada no dia-dia. Neste aspecto, o referido trabalho cientifico, tem como
objetivo fazer uma reflexão sobre a Educação Ambiental no contexto Escolar,
tomando como base pratica, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom
Santino Coutinho, no município de Pilões- PB, onde foi realizada uma visita em
campo na escola e aplicado questionários com professores, norteando o
estudo. Como resultado da pesquisa foi possível identificar a ausência de
interdisciplinaridade na escola, averiguando o desinteresse de alguns
professores em trabalhar com a Educação Ambiental nas disciplinas de áreas
exatas. De fato, observa-se que ainda por ser trabalhada de forma transversal,
a questão ambiental sempre é deixada em segundo plano, precisando
urgentemente de práticas mais eficazes, em que se consigam os objetivos
pedagógicos e cidadão enquanto escola, capaz de formar seres humanos
ecologicamente corretos, que absorva a sustentabilidade como meta.
Descrição:
SILVA, A. M. da. Uma relação sobre educação ambiental no contexto escolar. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.