Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19470
Título: Uma relação sobre educação ambiental no contexto escolar
Autor(es): Silva, Antonio Mateus da
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino
Escola
Data do documento: 2018
Resumo: O modo de vida do homem moderno vem causando danos irreparáveis ao meio ambiente. O consumo desenfreado e irresponsável requer da sociedade, cidadãos com atitudes sustentáveis. A educação se apresenta como uma ferramenta capaz de transformar pessoas, buscando manter de forma participativa e consciente a boa relação entre o homem e a natureza, possibilitando mudanças de hábitos, valores para construção de uma nova sociedade. A Escola enquanto colaboradora na formação de opiniões, mesmo com as adversidades existentes em sua estrutura física e pedagógica, ainda pode ser o caminho para formar seres pensantes, com uma nova concepção de mundo, pondo em pratica o dinamismo da teoria pedagógica, com a vivenciada no dia-dia. Neste aspecto, o referido trabalho cientifico, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a Educação Ambiental no contexto Escolar, tomando como base pratica, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Santino Coutinho, no município de Pilões- PB, onde foi realizada uma visita em campo na escola e aplicado questionários com professores, norteando o estudo. Como resultado da pesquisa foi possível identificar a ausência de interdisciplinaridade na escola, averiguando o desinteresse de alguns professores em trabalhar com a Educação Ambiental nas disciplinas de áreas exatas. De fato, observa-se que ainda por ser trabalhada de forma transversal, a questão ambiental sempre é deixada em segundo plano, precisando urgentemente de práticas mais eficazes, em que se consigam os objetivos pedagógicos e cidadão enquanto escola, capaz de formar seres humanos ecologicamente corretos, que absorva a sustentabilidade como meta.
Descrição: SILVA, A. M. da. Uma relação sobre educação ambiental no contexto escolar. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19470
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Mateus da Silva.pdfPDF - Antonio Mateus da Silva2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.