Resumo:
Nos dias atuais, vive-se um período de constantes mudanças sociais e educacionais. Nesta
realidade, surge a Informática educativa, a qual por intermédio da internet e dos recursos
advindos das novas tecnologias, possibilita o avanço das informações instantaneamente, e
a construção de diversos conhecimentos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva
analisar de que forma as novas tecnologias podem contribuir para a prática pedagógica do
professor. A princípio, apresenta-se um breve histórico da Informática na Educação no
Brasil. Em seguida, discorre-se sobre as novas tecnologias e Educação. Logo após, trata-se
do computador como ferramenta pedagógica. Em continuidade, aborda-se o perfil do
professor do século XXI. E, por fim, dialoga-se sobre o uso de softwares educativos:
tutoriais, programação, exercitação e jogo. Programas disponíveis em computadores, os
quais se usam para realizar várias atividades de diferentes áreas do saber. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, e tem bases teóricas em Araujo (1993), Brandão (1995), Castilho
(2009), Delors (2003), Kenski (2007), Moran (1995), Nascimento (2007), Valente (1999),
entre outros. Espera-se que as reflexões dessa pesquisa, aumente o interesse de
educadores e educandos, para que os mesmos utilizem as ferramentas computacionais, de
maneira didática, interativa, dinâmica, criativa, e motivacional, e para a construção e
reconstrução de novos conhecimentos.
Descrição:
SILVA, L. R. da. Informática na educação: desafios, limites e possibilidades. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.