UEPB - Repositório Digital

Educação infantil: a criança e a construção do conhecimento na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Jenifer de Paiva Freitas
dc.date.accessioned 2019-05-27T19:23:01Z
dc.date.available 2019-05-27T19:23:01Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19472
dc.description ALVES, J. de P. F. Educação infantil: a criança e a construção do conhecimento na escola. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil é a fase de formação infantil, com o aprendizado de valores, a socialização da criança e o compartilhamento do saber e conhecimento da sociedade com a criança. É com a ajuda da escola e da família que a criança, concebida como ser humano em desenvolvimento, dotado de competências, saberes e direitos, situada em um contexto histórico e social, necessita estar adequadamente auxiliada para enfrentar os desafios de uma vida que se inicia. Desta forma apresente pesquisa objetivou analisar a construção de competências e habilidades da criança na etapa inicial da Educação Básica. De modo geral, ela traz a importância do brincar, do cuidar e do educar em turmas de Creche e Pré-escola, e como se dá o trabalho do professor dessa faixa etária. Este estudo, embasado nos pensamentos de Piaget (1998), Vygotsky (1989), Oliveira (2011) e outros pesquisadores da área, destaca a Educação Infantil e suas principais características, observando-a dentro da sala de aula, com um relato de experiência vivida numa turma acerca da construção do conhecimento das crianças na escola pública da rede municipal de Cuitegí/PB, cuja disposição tem sua divisão na Creche e Escola. Metodologicamente a pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa que segundo Prodanov (2013) considera a existência de um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzida em números. De maneira indutiva, registrou-se os fatos observados no campo de pesquisa, método esse que conforme Lakatos e Marconi (2003) leva a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam. Como resultado, verifica-se que esta modalidade de ensino precisa de um reconhecimento maior e que a parceria entre família e escola é necessária para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title Educação infantil: a criança e a construção do conhecimento na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta