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A Educação Infantil é a fase de formação infantil, com o aprendizado de valores, a
socialização da criança e o compartilhamento do saber e conhecimento da sociedade com a
criança. É com a ajuda da escola e da família que a criança, concebida como ser humano em
desenvolvimento, dotado de competências, saberes e direitos, situada em um contexto
histórico e social, necessita estar adequadamente auxiliada para enfrentar os desafios de uma
vida que se inicia. Desta forma apresente pesquisa objetivou analisar a construção de
competências e habilidades da criança na etapa inicial da Educação Básica. De modo geral,
ela traz a importância do brincar, do cuidar e do educar em turmas de Creche e Pré-escola, e
como se dá o trabalho do professor dessa faixa etária. Este estudo, embasado nos pensamentos
de Piaget (1998), Vygotsky (1989), Oliveira (2011) e outros pesquisadores da área, destaca a
Educação Infantil e suas principais características, observando-a dentro da sala de aula, com
um relato de experiência vivida numa turma acerca da construção do conhecimento das
crianças na escola pública da rede municipal de Cuitegí/PB, cuja disposição tem sua divisão
na Creche e Escola. Metodologicamente a pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa
que segundo Prodanov (2013) considera a existência de um vínculo indissociável entre o
mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzida em números. De
maneira indutiva, registrou-se os fatos observados no campo de pesquisa, método esse que
conforme Lakatos e Marconi (2003) leva a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do
que o das premissas nas quais se basearam. Como resultado, verifica-se que esta modalidade
de ensino precisa de um reconhecimento maior e que a parceria entre família e escola é
necessária para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. |
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