Resumo:
Este trabalho de conclusão de cursotrata-se de um Relatório Supervisionado em
Geografia no ano de 2014 na E.E.E.F.M Agenor Clemente dos Santos no município
de Alagoinha. No qual objetivavivenciar na prática os estudos acadêmicos
direcionados aos ensinamentos pedagógicos em Geografia, onde nos mostra a
experiência dos conhecimentos básicos na introdução do futuro professor e as
dinâmicas pedagógicas relativas à docência e o convívio com o aluno. Uma
importante ferramenta didática que ocupa um lugar de destaque na formação do
professor, sendo uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei nº 9.394/96), Lei Darcy Ribeiro, O Estágio Supervisionado é ummomento
significante na formação, por ser um fio condutor na elaboração dos planos de aula
demonstra como se processa e realiza a prática em sala de aula. O contato com os
alunos e suas experiências de vida são objetos também de avaliação, pois
direcionam outra parte do estágio que é o processo de se conhecer e criar um
vínculo mais humanizado. A relação afetiva onde envolvem o “ser” humano e seus
aspectos profissionais. A metodologia aplicada foi fundamentação utilizando Leituras
Bibliográficas,Observação das Aulas e Intervenção Pedagógicaempregando o livro
de didático, lousa, data show e internet.Para esta pesquisa foram utilizados alguns
teóricos para as discussões a exemplo de Buriolla (2009),Callai(2013),CASTELLAR
(2010), Castrogiovani(2007), Maciel (2012), Malisz (2007), Pimenta (2012),
Miranda(2008), Santos (2012) e Tardif (2002), em que esses pesquisadores
contribuíram para compreensão e reflexão do que será abordado neste trabalho.
Descrição:
SILVA, M. dos S. M. e. Relatório do estágio supervisionado em Geografia: E. E. E. F. M. Agenor Clemente dos Santos no município de Alagoinha/PB. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.