Resumo:
A inserção da Educação Física, nas escolas de Educação Infantil, possibilita a criança, através de jogos e atividades lúdicas, desenvolver, ampliar e aprimorar suas capacidades motoras, psíquicas e cognitivas. Deste modo, este artigo tem como principal objetivo relatar a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor da criança nas aulas de Educação Física. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, tendo como base os construtos teóricos fornecidos por diversos autores, possibilitando um aprofundamento do assunto, através de literatura pertinente. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir da análise de fontes secundárias, como livros, artigos, documentos monográficos, periódicos, sites confiáveis, que abordam, de diferentes maneiras, o tema escolhido para o estudo. O resultado da pesquisa constatou, diante do referencial teórico exposto e com base na pesquisa apresentada, que a Educação Física é de suma importância já nos primeiros anos de escolarização, tendo em vista que a criança necessita de estímulos, para um melhor desenvolvimento psicomotor. Propomos, nesse sentido, que todas as práticas de ensino, precisam considerar a criança como um sujeito dotado de potencialidades, capaz de aprender utilizando os cinco sentidos, o corpo, e todas as suas linguagens. Refletimos que não oportunizar esses momentos de interação e de ludicidade, provoca entraves à imaginação, à criatividade e à maturação da criança. Aí reside o papel mediador e facilitador do professor, para que o aprendiz chegue aos seus objetivos, pois é nesta fase que eles mais precisam de orientação, para que seu corpo e mente, desenvolvam-se de maneira saudável. Daí a importância da Educação Física estar presente nesta fase escolar, para que as crianças possam ter a oportunidade de experimentar diversas formas de movimentos, uma vez que é através dessas experiências concretas que elas constroem as noções básicas para o desenvolvimento intelectual.
Descrição:
SANTOS, M. I. S. R. A importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor da criança nas aulas de Educação Física. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.