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Educação física: jogos, brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais

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dc.contributor.author Oliveira, Luiza Neta Fernandes de
dc.date.accessioned 2019-05-29T13:21:35Z
dc.date.available 2019-05-29T13:21:35Z
dc.date.issued 2018-04-14
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19490
dc.description OLIVEIRA, L. N. F. Educação física: jogos, brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Os anos iniciais começam literalmente aos seis anos de idade quando a criança está cursando o 1° ano do ensino fundamental e supostamente termina aos 10 anos de idade quando a criança conclui, sem reprovação em nenhum dos anos, o 5º ano do ensino fundamental. A faixa etária aqui inclui crianças cuja fase está totalmente associada ao lúdico, ou seja, nesta faixa etária, a criança se encontra numa fase, onde os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, fazem parte do seu cotidiano, do seu dia a dia, seja em casa, na rua ou na escola. Pensando assim, na escola, não há como o professor dos anos iniciais, fugir de uma rotina de aulas voltadas para esses eixos que são a realidade de todas as crianças. O lúdico auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo, intelectual, social, biológico, físico e cultural. A partir desta premissa investigou-se teoricamente como as atividades lúdicas nas aulas de educação física contribuem para o desenvolvimento das crianças, quando estimuladas a interagirem com jogos, brinquedos e brincadeiras no ambiente escolar, bem como, a possibilidade de mudança de comportamento e superação de dificuldades na aprendizagem. Pensando assim, necessita-se que o professor de educação física ou pedagogo polivalente que leciona a disciplina de educação física nos anos iniciais, planejem suas atividades voltadas para o lúdico, de forma a satisfazer as crianças e proporcionar as mesmas situações de aprendizagens em diversas áreas do conhecimento. Este trabalho torna-se importante por demonstrar o poder que tem o lúdico na fase inicial da criança como ação educativa e ferramenta pedagógica de superar dificuldades sejam elas na leitura, conhecimentos lógicos matemáticos e outras áreas, em especial nos anos iniciais. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico como ferramenta de superar algumas dificuldades de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais, bem como estimular às crianças a desenvolver um bom comportamento na escola, cumprindo regras e combinados da instituição e manter o respeito pelos colegas, diminuindo assim a indisciplina na escola. Esta pesquisa foi fundamentada nos conceitos e teorias de diversos autores como Vygotsky, Piaget, Santos e outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo em vista que foram feitas pesquisas em livros e artigos para contextualização deste estudo. Conclui-se então que os jogos, brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais contribuem ativamente para aquisição de saberes dos educandos, bem como superação de dificuldades de aprendizagens e mudança de comportamento do aluno em termo de indisciplina, tornando o lúdico, ferramenta primordial nas aulas de educação física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adriano Homero Vital Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.title Educação física: jogos, brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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