dc.contributor.author |
Santos, José Ailton Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T13:29:40Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T13:29:40Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.86 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19497 |
|
dc.description |
SANTOS, J. A. F. A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água- PB. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva demonstrar a eficiência da educação física escolar como importante instrumento de intervenção pedagógica no processo de socialização de alunos com dificuldade em respeitar as regras de convivência social. Para atingir os objetivos propostos, desenvolvemos uma série de atividades (jogos, brincadeiras, circuitos, maratonas), que possibilitaram a observação de uma melhor assimilação de regras no transcorrer da pesquisa. A partir da realização dessas atividades, obteve-se o envolvimento de toda a comunidade escolar. Num primeiro momento trabalhou-se com os pais através de reuniões que buscaram esclarecer as intenções do projeto: utilizar a Educação Física escolar como instrumento e mecanismo de socialização dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley. Em seguida, executamos as atividades com os alunos, seguindo criteriosamente um cronograma elaborado para esse fim, essas ações tiveram a finalidade de fomentar, entre os alunos, processos de socialização, bem como promover a aprendizagem e a aceitação de regras. Uma vez realizados esses procedimentos didáticos, organizamos um momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos onde, na ocasião, toda a comunidade escolar pôde apreciar os resultados advindos dos seus próprios trabalhos. Após a realização dessa proposta pedagógica interventiva, orientado a partir da perspectiva metodológica da Pesquisa-Ação, aplicamos um questionário que buscou aferir o nível de conhecimentos dos alunos sobre as atividades físicas, os níveis de aceitação da prática pedagógica oferecido naquela ocasião, como também, as suas reações ante as regras e limites impostos pela instituição e pela sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adriano Homero Vital Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização de discente |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização em Mãe D'água |
pt_BR |
dc.subject |
Mãe D'água |
pt_BR |
dc.title |
A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |