UEPB - Repositório Digital

A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, José Ailton Ferreira
dc.date.accessioned 2019-05-29T13:29:40Z
dc.date.available 2019-05-29T13:29:40Z
dc.date.issued 2018-04-14
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19497
dc.description SANTOS, J. A. F. A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água- PB. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva demonstrar a eficiência da educação física escolar como importante instrumento de intervenção pedagógica no processo de socialização de alunos com dificuldade em respeitar as regras de convivência social. Para atingir os objetivos propostos, desenvolvemos uma série de atividades (jogos, brincadeiras, circuitos, maratonas), que possibilitaram a observação de uma melhor assimilação de regras no transcorrer da pesquisa. A partir da realização dessas atividades, obteve-se o envolvimento de toda a comunidade escolar. Num primeiro momento trabalhou-se com os pais através de reuniões que buscaram esclarecer as intenções do projeto: utilizar a Educação Física escolar como instrumento e mecanismo de socialização dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley. Em seguida, executamos as atividades com os alunos, seguindo criteriosamente um cronograma elaborado para esse fim, essas ações tiveram a finalidade de fomentar, entre os alunos, processos de socialização, bem como promover a aprendizagem e a aceitação de regras. Uma vez realizados esses procedimentos didáticos, organizamos um momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos onde, na ocasião, toda a comunidade escolar pôde apreciar os resultados advindos dos seus próprios trabalhos. Após a realização dessa proposta pedagógica interventiva, orientado a partir da perspectiva metodológica da Pesquisa-Ação, aplicamos um questionário que buscou aferir o nível de conhecimentos dos alunos sobre as atividades físicas, os níveis de aceitação da prática pedagógica oferecido naquela ocasião, como também, as suas reações ante as regras e limites impostos pela instituição e pela sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adriano Homero Vital Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Socialização de discente pt_BR
dc.subject Socialização em Mãe D'água pt_BR
dc.subject Mãe D'água pt_BR
dc.title A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta