Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo: Autoestima de adolescentes praticantes de exercício físico. Baseado na premissa de que existe um número cada vez maior de indivíduos praticando exercícios físicos, percebe-se a importância de analisar o bem-estar e a autoestima de adolescentes praticantes de exercícios físicos. E questiona-se: De que forma o exercício físico contribui para o aumento da autoestima em adolescentes? O presente estudo tem como objetivo geral identificar o exercício físico como promotor da autoestima em adolescentes. O presente trabalho trata-se de um estudo de revisão sistemática que é uma forma de síntese das informações disponíveis em dado momento, sobre um problema específico, de forma objetiva e reproduzível, por meio de método científico. Foi realizada uma pesquisa sobre a autoestima de adolescentes praticantes de exercício físico, por meio da consulta aos indexadores de pesquisa nas bases de dados eletrônicos, a exemplo da LILACS, BVS e SCIELO. A presente pesquisa foi realizada, via internet, durante o período de março a abril de 2016. Os critérios de exclusão foram: utilização de artigos científicos não recentes (de 2011 para trás) sendo utilizados apenas artigos de 2012 em diante. O método de síntese dos dados foi concretizado por meio de uma análise descritiva dos estudos escolhidos posteriormente a fase anterior, constituindo o produto final da análise exibido de maneira narrativa.
Descrição:
MARINHO, H. X. A Educação Física como instrumento de autoestima para adolescentes. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.