Resumo:
Com os avanços tecnológicos dispomos de muitos recursos que podem ser
utilizados como ferramenta de trabalho para o professor. De forma interdisciplinar
podemos utilizar de diferentes linguagens entre as disciplinas, e isso tem contribuído
no processo de ensino/aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente estudo busca
fazer uma análise da experiência adquirida nas aulas geografia durante o estágio
supervisionado em uma escola estadual de Guarabira – PB, sobre o uso da música
nas aulas de Geografia, e como o professor pode fazer uso desse recurso didático.
O objetivo central dessa pesquisa é sugerir o uso de novas linguagens ao ensino de
Geografia através da música, para tanto tomamos como base os pressupostos de
Cavalcanti (2010), Passini (2010), Dozena (2016), entre outros que contribuíram de
forma efetiva para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia abordada foi de
cunho qualitativo através de revisão bibliográfica e análise das experiências
adquiridas a partir do estágio supervisionado, obtendo como resultado melhor
rendimento dos alunos e participação nas atividades propostas contribuindo para o
ensino e a aprendizagem de geografia, usando a música como principal recurso
didático a fim de estimular os alunos a pensar o espaço geográfico e a sociedade de
forma crítica, dinâmica e interativa, aproximando suas vivencias cotidianas a sua
realidade escolar.
Descrição:
SOUZA, A. V. dos S. A música como recurso didático no ensino/aprendizagem de Geografia. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.