Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as representações do “povo’’ na obra
Figuras e paisagens do padre e escritor paraibano Luís Gonzaga de Oliveira. Por meio dos
seus textos no jornal católico A imprensa, em que também foi diretor, o padre colaborou para
a fabricação de uma identidade camponesa marcada pela passividade, simplicidade de espírito
e coragem inabalável para o trabalho. Seus textos são marcados por homens e mulheres
conformados com as estruturas sociais. Além disso, o “povo’’, em sua perspectiva, é simples:
sem aprofundamento de espírito. Desta forma, o autor estabelece a diferenciação entre a
religião institucionalizada e as “crenças populares’’ que seriam “supersticiosas’’ e sem
disciplina necessária para o cumprimento das exigências da Igreja. Em contrapartida, o padre
Luís Gonzaga construiu, nos textos analisados, a imagem do senhor do engenho e do
sacerdote como lideranças naturais e arquétipos das virtudes cristãs: pessoas que nasceram
para ocupar os “postos de comando’’. Para embasar teoricamente este trabalho utilizamos as
discussões de Albuquerque Jr (2013), Certeau (1982), Chartier (1996), entre outros autores.
Descrição:
CABRAL, J. C. M. de A. A fabricação do outro: as representações do povo na obra Figuras e paisagens do Padre Luís Gonzaga de Oliveira. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.