dc.contributor.author |
Gomes, Danuza Brito |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-04T13:37:03Z |
|
dc.date.available |
2019-06-04T13:37:03Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19544 |
|
dc.description |
GOMES,D. B. Filosofia e prática de ensino: propostas e estratégias para uma docência mais dinamizada. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importância do ensino de Filosofia para a formação do cidadão, evidenciando o papel da escola e do professor nesse processo de ensino-aprendizagem. Com o auxílio de referenciais teóricos busca-se também apresentar metodologias, que despertem o interesse dos alunos para o filosofar, contribuindo para um ensino de Filosofia mais ativo. Por fim, apresenta-se propostas e estratégias que colaboram com uma docência de Filosofia mais dinamizada, propondo o uso de formas lúdicas e dinâmicas; fugindo um pouco do ensino tradicional, mostrando, a partir do estudo dos mais variados temas que a Filosofia está presente no dia-a-dia do aluno. Percebe-se que a disciplina de Filosofia passa por diversos conflitos dentro do currículo escolar, e que necessita-se de incisivas mudanças no currículo do Ensino Médio para que se desenvolva um ensino-aprendizagem de qualidade, que busque a atenção dos alunos e contribua para a formação de cidadãos críticos e autônomos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. José Nilton Conserva de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do cidadão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Filosofia e prática de ensino: propostas e estratégias para uma docência mais dinamizada |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |