UEPB - Repositório Digital

Estudo da percepção de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, sobre o meio ambiente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Ádson Bruno Costa
dc.date.accessioned 2012-09-18T12:43:36Z
dc.date.available 2012-09-18T12:43:36Z
dc.date.issued 2012-09-18
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/195
dc.description PEREIRA, A. B. C. Estudo da percepção de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, sobre o meio ambiente. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A identificação da percepção ambiental vem sendo cada vez mais necessária como forma de estudo para intervir na educação na tentativa contribuir para mudar o atual quadro de degradação ambiental. A forma como a Educação Ambiental é abordada nas escolas nem sempre condiz com a realidade vivenciada pelos alunos. Ocorre então a necessidade de uma abordagem contextualizada para que possa contribuir de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem de uma forma global, integrada e interdisciplinar. Na perspectiva de identificar como as questões ambientais são tratadas no âmbito da escola, enquanto ferramenta disponível para formar indivíduos conscientes e aptos a exercer a cidadania, neste trabalho objetivamos estudar a percepção dos alunos de uma escola pública acerca das atitudes ecológicas para uma melhor relação do homem com o meio a partir do referencial de Educação Ambiental. Participaram dessa pesquisa 93 alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande, no estado da Paraíba. Nesta perspectiva foram identificadas as percepções acerca do meio ambiente, da preservação e da conservação dos ambientes naturais. Foi possível perceber que muitos dos participantes enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e tudo que está a nossa volta, situando o homem fora do ambiente natural. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que os entrevistados se apresentam conscientes em relação a muitos aspectos ambientais apesar de não terem o conhecimento adequado para agir no meio. A Educação Ambiental precisa então ser tratada de forma mais contextualiza para que consiga a atenção e relevância que merece, e para que possa ser relacionada de forma mais clara com os problemas pertinentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.title Estudo da percepção de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, sobre o meio ambiente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta