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O presente trabalho busca oferecer considerações teóricas a respeito do conceito de disciplina e indisciplina, possíveis causas do fenômeno da indisciplina e hipóteses de enfrentamento do mesmo. Repensar a (in) disciplina na escola é uma condição indispensável de trabalho para o profissional brasileiro da educação atual, pois, mostram as estatísticas, o professor brasileiro gasta cada vez maiores quantidades de tempo chamando a atenção dos alunos. Rankings mundiais têm colocado o Brasil como líder em indisciplina escolar. O objetivo geral deste trabalho é compreender o fenômeno da indisciplina escolar, no contexto da educação básica, a partir de uma análise de estudos realizados sobre o tema. Para atingir essa meta, pretendemos: a) revisar os conceitos de (in)disciplina escolar; b) averiguar, no âmbito da literatura, suas causas e consequências e, ainda, perceber as possibilidades de enfrentamento postas na literatura. Em termos da metodologia utilizada, trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica, que busca em livros e artigos os estudos já realizados sobre assunto, que podem oferecer diretrizes teóricas e práticas para o tratamento do problema da indisciplina. Constituem o embasamento teórico da pesquisa autores como Amado (2000), Vasconcellos (2009), Passos (2011) Antunes (2012) e Fevorini e Lomônaco (2009). Conclui-se que existe uma duplicidade conceitual envolvendo o tema da disciplina. Ora a disciplina é vista como obediência e silêncio da parte do aluno, decorrente da posição inferior em uma relação de poder, ora é entendida como autocontrole a ser exercido pelo estudante. Para enfrentar a indisciplina, as escolas devem assumir um trabalho voltado para a compreensão do aluno como um sujeito participativo, autônomo e capaz, e todos os integrantes do processo educativo devem privilegiar o aspecto pedagógico do trabalho da escola, e não a dimensão moralizante ou hierárquica. |
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