dc.contributor.author |
Leandro, Patrícia Monteiro |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-06T12:52:35Z |
|
dc.date.available |
2019-06-06T12:52:35Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 469.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19638 |
|
dc.description |
Ensino de gramática contextualizada: análise do livro didático. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando que o ensino de Língua Portuguesa tem passado por reformulações nas últimas décadas e partindo do princípio de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, faz-se necessário refletir sobre mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um sujeito autônomo e crítico de seus enunciados. Ressalta-se, assim, a importância de se pensar sobre o ensino de línguas de forma contextualizada, buscando conciliar conteúdo a fatos do cotidiano. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar se o trabalho com os aspectos gramaticais da língua portuguesa são abordados de maneira contextualizada no 6° ano do ensino fundamental, a partir da análise de um livro didático de Língua Portuguesa, disponibilizado nas escolas municipais de São Bento-Paraíba. De caráter bibliográfico-documental, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Antunes (2003- 2007- 2014), Travaglia (2009), Moura (1997), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Trata-se de um estudo que aponta para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são abordados no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao educando o desenvolvimento de suas competências comunicativas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de gramática contextualizada: análise do livro didático |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |