UEPB - Repositório Digital

O uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cardoso, Dionizia Valéria Clementino Santos
dc.date.accessioned 2019-06-06T12:52:53Z
dc.date.available 2019-06-06T12:52:53Z
dc.date.issued 2019-06-06
dc.identifier.other CDD 372.61
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19640
dc.description O uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. pt_BR
dc.description.abstract É ponto de consenso entre estudiosos a importância que as tecnologias assumem no contexto contemporâneo. Na escola, as tecnologias têm um papel importante no ensino-aprendizagem, mas é necessário que o professor possibilite suporte científico aos alunos, proporcionando a mediação do conhecimento. Além disso, deve auxiliar seu aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital. Considerando o exposto, este artigo objetiva investigar de que forma as tecnologias são utilizadas como mecanismo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa, abordando questões relacionadas à importância de se aplicar novas tecnologias como ferramenta pedagógica na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasil (1998), Moran (2004), Mercado (2007; 2002), entre outros aportes que discutem sobre a prática e desafios dos recursos tecnológicos e a importância dos professores serem capacitados para lidar com esses equipamentos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem a partir de aulas mais dinâmicas, que facilitem a interação com o objeto a ser aprendido. Um estudo que indica que, em um mundo cada vez mais globalizado, lidar com as novas tecnologias de maneira integrada ao projeto pedagógico é uma forma de designar uma relação mais próxima com a atual geração, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, de maneira diversificada e resultados mais favoráveis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura digital pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.title O uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta