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É ponto de consenso entre estudiosos a importância que as tecnologias assumem no contexto contemporâneo. Na escola, as tecnologias têm um papel importante no ensino-aprendizagem, mas é necessário que o professor possibilite suporte científico aos alunos, proporcionando a mediação do conhecimento. Além disso, deve auxiliar seu aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital. Considerando o exposto, este artigo objetiva investigar de que forma as tecnologias são utilizadas como mecanismo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa, abordando questões relacionadas à importância de se aplicar novas tecnologias como ferramenta pedagógica na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasil (1998), Moran (2004), Mercado (2007; 2002), entre outros aportes que discutem sobre a prática e desafios dos recursos tecnológicos e a importância dos professores serem capacitados para lidar com esses equipamentos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem a partir de aulas mais dinâmicas, que facilitem a interação com o objeto a ser aprendido. Um estudo que indica que, em um mundo cada vez mais globalizado, lidar com as novas tecnologias de maneira integrada ao projeto pedagógico é uma forma de designar uma relação mais próxima com a atual geração, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, de maneira diversificada e resultados mais favoráveis. |
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