Resumo:
O presente artigo busca de modo geral, analisar as relações dialógicas na constituição dos comerciais televisivos – Seara; Perdigão – pertencentes às Campanhas de propaganda das empresas JBS S/A (2015) e BRF S.A (2015), respectivamente. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa e adota-se a pesquisa bibliográfica. No que tange ao aporte teórico a ser empregado neste estudo destacam-se, dentre outros: Bakhtin (1988, 2005, 2016); Brait (2006); Faraco (2009); Fiorin (2008); Gonçalez (2012). Em suma, a análise dos comerciais da Seara e da Perdigão, embasada na noção de dialogia, revelou que ambas mantêm entre si relações dialógicas, ou seja, entrecruzamentos de sentidos, colocados internamente. Além disso, constatou-se que esse dialogismo representa uma polêmica velada – corresponde ao afrontamento de duas vozes sociais que não se exprime no fio do discurso, mas sim, implicitamente. Pôde-se por fim, depreender que essas controvérsias se originaram da disputa – de cunho capitalista – pela liderança no sistema mercadológico de produtos alimentícios, principalmente no rol dos produtos processados.
Descrição:
Seara/perdigão: um entrave velado. Por uma análise dialógica do discurso à luz do pensamento bakhtiniano. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.