Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Pesquisas mostram que as brincadeiras auxiliam as crianças no desenvolvimento da atenção, memória, concentração, além da compreensão de regras e papéis sociais. Assim, considera-se importante a discussão do papel das escolas de Educação Infantil frente às necessidades e possibilidades da criança. A maneira como a criança brinca ou desenha, reflete sua forma de pensar ou sentir. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Através de pesquisas percebe-se que nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para que
elas possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.
Descrição:
SILVA, J. V. O Brincar na Educação Infantil: o lúdico como estratégia educativa. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.