UEPB - Repositório Digital

O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Diana dos Santos
dc.date.accessioned 2019-06-12T16:14:03Z
dc.date.available 2019-06-12T16:14:03Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 371.912 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19665
dc.description GOMES, D. dos S. O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Língua Brasileira de Sinais, tendo como suporte Min e as mãozinhas, o primeiro desenho animado voltado para o ensino da Libras, cujo objetivo principal é ensinar Libras para crianças ouvintes. O intuito então de colaborar para encurtar as barreiras que ainda permeiam a sociedade, buscando aproximar o público ouvinte para conhecer a comunidade surda e suas particularidades. Dessa maneira, a presente pesquisa se desenvolveu primeiramente partindo de uma investigação bibliográfica, prosseguindo para uma intervenção pedagógica, com proposito de que, os objetivos antes traçados pudessem ser alcançados. Tendo como aporte concepções de diversos autores que permeiam esses estudos, entre eles: KARNOPP (2008), GESSER (2009), STROBEL (2008), SOUSA (1996), PINHEIRO (2010) e LIMA E PEIXOTO (2018). A intervenção foi o ponto chave desta pesquisa, foi através dela que compreendemos como a Literatura Surda, em especial o desenho animado, pôde servir como suporte para se ensinar Libras às crianças ouvintes, no qual, todo dinamismo durante esta pesquisa foi capaz de envolver os alunos durante o processo de interferência, estimulando as crianças ouvintes a se envolverem em busca de conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Constatamos que os alunos a todo momento estiveram envolvidos nas atividades propostas e o mais importante, fora percebido que houve interesse, aprendizagem, e a compreensão de que temos que contribuir com a sociedade e o ambiente escolar, para incluir o sujeito surdo, dando importância a Libras, em especial, para aqueles que a têm como língua materna. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Literatura surda pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Criança ouvinte pt_BR
dc.title O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta