dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Língua Brasileira de Sinais, tendo como
suporte Min e as mãozinhas, o primeiro desenho animado voltado para o ensino da Libras,
cujo objetivo principal é ensinar Libras para crianças ouvintes. O intuito então de colaborar
para encurtar as barreiras que ainda permeiam a sociedade, buscando aproximar o público
ouvinte para conhecer a comunidade surda e suas particularidades. Dessa maneira, a
presente pesquisa se desenvolveu primeiramente partindo de uma investigação bibliográfica,
prosseguindo para uma intervenção pedagógica, com proposito de que, os objetivos antes
traçados pudessem ser alcançados. Tendo como aporte concepções de diversos autores que
permeiam esses estudos, entre eles: KARNOPP (2008), GESSER (2009), STROBEL
(2008), SOUSA (1996), PINHEIRO (2010) e LIMA E PEIXOTO (2018). A intervenção foi
o ponto chave desta pesquisa, foi através dela que compreendemos como a Literatura Surda,
em especial o desenho animado, pôde servir como suporte para se ensinar Libras às crianças
ouvintes, no qual, todo dinamismo durante esta pesquisa foi capaz de envolver os alunos
durante o processo de interferência, estimulando as crianças ouvintes a se envolverem em
busca de conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Constatamos que os alunos a
todo momento estiveram envolvidos nas atividades propostas e o mais importante, fora
percebido que houve interesse, aprendizagem, e a compreensão de que temos que contribuir
com a sociedade e o ambiente escolar, para incluir o sujeito surdo, dando importância a
Libras, em especial, para aqueles que a têm como língua materna. |
pt_BR |