Resumo:
A discussão em relação ao processo de formação inicial de professores constitui-se como
temática central no contexto das principais questões que compõem o cenário da educação no
Brasil. Partindo dessa questão, o objetivo da presente pesquisa visa abordar dificuldades,
desafios e possibilidades que compõem o cotidiano da formação inicial do professor de
Geografia, tendo como estudo de caso o Curso de Licenciatura Plena em Geografia da
Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. Além do procedimento empírico para o
desenvolvimento deste estudo qualitativo, os fundamentos da pesquisa pautaram-se em
pesquisa documental, revisão bibliográfica e aplicação de questionários com o corpo discente
da universidade. Os resultados obtidos demonstram que, a criação e implementação de
programas de extensão, pesquisa e iniciação à docência ligados ao ensino e a proposta
metodológica dos professores formadores, de trabalhar didaticamente as disciplinas técnico-
científicas na perspectiva de proporcionar não só o aprendizado técnico, mas, como também,
priorizando o como ensinar o especifico conteúdo na escola, enquanto futuros professores, são
fatores e iniciativas que contribuem fundamentalmente para com o desenvolvimento da
aprendizagem do licenciando, na construção de sua consciência e identidade enquanto
docente, alicerçando, consequentemente, um sistema de formação inicial mais eficaz.
Descrição:
NASCIMENTO, P. V. F. Desafios e possibilidades acerca da formação docente: um estudo sobre a formação inicial de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.