dc.contributor.author |
Gomes, Kathyene de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T11:31:44Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13T11:31:44Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.91 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19670 |
|
dc.description |
GOMES, K. de A. A aquisição da linguagem e suas contribuições para as relações interpessoais do surdo e da família. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância que a família desempenha na
aquisição da língua da pessoa surda. Com isso, trataremos de encontrar respostas através de
um questionário destinado a um familiar de um surdo, para reforçamos a relevância da família
no processo de desenvolvimento da criança surda. Utilizaremos como base para nossa
pesquisa autores como Strobel (2008), Quadros (1997), Queiroz e Rúbio (2014), entre outros
que serviram como aporte para as questões levantadas. Com base nas respostas obtidas por
meio do questionário entregue às duas mães, foi possível perceber o quanto a falta da
aquisição da LIBRAS para o surdo e seus familiares resulta em uma relação escassa e com a
comunicação prejudicada, que ocasiona em transtornos e insatisfação para a vida deles. É
necessário um olhar direcionado para a questão da aquisição da língua da pessoa surda e como
esse processo influencia na relação familiar, tendo em vista que ela integra uma parte
essencial da vida do surdo. Os familiares, ao longo da vida, possibilitam caminhos que
ajudam o indivíduo a se desenvolver socialmente e assim proporcionar uma boa convivência
com os que estarão sempre por perto; o surdo necessita da sua própria linguagem para poder
atuar na sociedade e autoafirmar a sua identidade, para isso, desde cedo, ele deve estar
inserido em um meio que os usuários sejam praticantes da LIBRAS, assim ela se tonará sua
língua de forma natural. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Língua |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.title |
A aquisição da linguagem e suas contribuições para as relações interpessoais do surdo e da família |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |