Resumo:
Este trabalho baseia-se na análise de situações de brincadeiras observadas e realizadas durante os Estágios Supervisionados durante a graduação no curso de Pedagogia. Essas situações foram observadas e realizadas unicamente em escola da rede municipal e pública, realizado em uma turma de Jardim, com crianças entre quatro e cinco anos. Reflete-se sobre a experiência levantando alguns elementos que possam oferecer subsídios para orientar uma prática pedagógica junto às crianças em idade pré-escolar. Os pilares teóricos que embasam esta pesquisa estão consolidados nos parâmetros conceituais tanto de pensadores da educação, principalmente em torno da pesquisa feita durante o Estágio, bem como de autores que descrevem os processos de aprendizagem infantil e suas relações com as brincadeiras típicas e
suas características – regras, situação imaginária e imitação –, e a importância destas para a formação cultural e social dessas crianças. Este estudo possibilita compreender que a brincadeira é um meio pelo qual as crianças constroem conhecimento sobre o mundo social, físico e afetivo. Nesse sentido, é relevante, dentro da finalidade educacional da escola, elaborar um projeto claro e organizado da rotina diária, do espaço, do tempo, das atividades, dos materiais e dos brinquedos que são propostos na educação infantil.
Descrição:
CARMO, M. S. Brinquedos e brincadeiras do campo: um resgate da cultura local. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.