Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19679
Título: Brinquedos e brincadeiras do campo: um resgate da cultura local
Autor(es): Carmo, Maria do Socorro do
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincadeiras
Pedagogia
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: Este trabalho baseia-se na análise de situações de brincadeiras observadas e realizadas durante os Estágios Supervisionados durante a graduação no curso de Pedagogia. Essas situações foram observadas e realizadas unicamente em escola da rede municipal e pública, realizado em uma turma de Jardim, com crianças entre quatro e cinco anos. Reflete-se sobre a experiência levantando alguns elementos que possam oferecer subsídios para orientar uma prática pedagógica junto às crianças em idade pré-escolar. Os pilares teóricos que embasam esta pesquisa estão consolidados nos parâmetros conceituais tanto de pensadores da educação, principalmente em torno da pesquisa feita durante o Estágio, bem como de autores que descrevem os processos de aprendizagem infantil e suas relações com as brincadeiras típicas e suas características – regras, situação imaginária e imitação –, e a importância destas para a formação cultural e social dessas crianças. Este estudo possibilita compreender que a brincadeira é um meio pelo qual as crianças constroem conhecimento sobre o mundo social, físico e afetivo. Nesse sentido, é relevante, dentro da finalidade educacional da escola, elaborar um projeto claro e organizado da rotina diária, do espaço, do tempo, das atividades, dos materiais e dos brinquedos que são propostos na educação infantil.
Descrição: CARMO, M. S. Brinquedos e brincadeiras do campo: um resgate da cultura local. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19679
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro do Carmo.pdfPDF - Maria do Socorro do Carmo116.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.