Resumo:
Considerando que a capacidade de ler e compreender textos é fundamental para uma melhor compreensão de mundo percebe-se a grande necessidade de trabalhos que ajudem no desenvolvimento dessas capacidades. Entende-se que a pesquisa relacionada aos gêneros textuais e aos enunciados matemáticos pode ajudar nessa atividade primordial em sala de aula. Assim este trabalho tem como objetivo principal analisar, a partir do livro didático de Matemática do 5º ano, os gêneros textuais que aparecem no bloco grandezas e medidas e a importância do conhecimento da linguagem matemática utilizada na criação dos enunciados de problemas. Além deste pretende-se discutir através de leituras o referencial sobre gêneros textuais e linguagem matemática, e por fim refletir acerca do uso dos gêneros textuais
apresentados nas atividades de matemática do referido livro. Dentro do referencial teórico destacaremos os pensamentos de Mikhail Bakhtin, Antônio Marchuschi, Edda Curi, Toledo e Toledo, Santos, Fonseca e Cardoso dentre outros. O presente trabalho terá como metodologia uma pesquisa bibliográfica, e análise do corpus representado pelas atividades retiradas do livro A Aventura do Saber Matemática, do 5º Ano do Ensino Fundamental. O livro procura proporcionar um estudo relacionado ao cotidiano dos estudantes, mas o trabalho com os gêneros textuais ainda é superficial, o que nos leva a confirmar a importância do conhecimento do professor e a sua capacidade de tornar esse aprendizado mais prazeroso e
eficaz.
Descrição:
RIBEIRO, V. T. Gêneros Textuais: uma possibilidade de compreensão dos enunciados de problemas matemáticos. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.