UEPB - Repositório Digital

Gêneros Textuais: uma possibilidade de compreensão dos enunciados de problemas matemáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Verônica Teixeira
dc.date.accessioned 2019-06-13T12:58:26Z
dc.date.available 2019-06-13T12:58:26Z
dc.date.issued 2015-12-16
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19680
dc.description RIBEIRO, V. T. Gêneros Textuais: uma possibilidade de compreensão dos enunciados de problemas matemáticos. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Considerando que a capacidade de ler e compreender textos é fundamental para uma melhor compreensão de mundo percebe-se a grande necessidade de trabalhos que ajudem no desenvolvimento dessas capacidades. Entende-se que a pesquisa relacionada aos gêneros textuais e aos enunciados matemáticos pode ajudar nessa atividade primordial em sala de aula. Assim este trabalho tem como objetivo principal analisar, a partir do livro didático de Matemática do 5º ano, os gêneros textuais que aparecem no bloco grandezas e medidas e a importância do conhecimento da linguagem matemática utilizada na criação dos enunciados de problemas. Além deste pretende-se discutir através de leituras o referencial sobre gêneros textuais e linguagem matemática, e por fim refletir acerca do uso dos gêneros textuais apresentados nas atividades de matemática do referido livro. Dentro do referencial teórico destacaremos os pensamentos de Mikhail Bakhtin, Antônio Marchuschi, Edda Curi, Toledo e Toledo, Santos, Fonseca e Cardoso dentre outros. O presente trabalho terá como metodologia uma pesquisa bibliográfica, e análise do corpus representado pelas atividades retiradas do livro A Aventura do Saber Matemática, do 5º Ano do Ensino Fundamental. O livro procura proporcionar um estudo relacionado ao cotidiano dos estudantes, mas o trabalho com os gêneros textuais ainda é superficial, o que nos leva a confirmar a importância do conhecimento do professor e a sua capacidade de tornar esse aprendizado mais prazeroso e eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Enunciados de problemas pt_BR
dc.title Gêneros Textuais: uma possibilidade de compreensão dos enunciados de problemas matemáticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta