UEPB - Repositório Digital

Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Adriana Ferreira Dantas
dc.date.accessioned 2019-06-13T12:59:24Z
dc.date.available 2019-06-13T12:59:24Z
dc.date.issued 2015-12-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19682
dc.description LEAL, A. F. D. Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985). 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda questões relativas à alfabetização e ao letramento no que diz respeito à relação desses conceitos para a aprendizagem da criança do 1º ano do Ensino Fundamental I, evidenciando resultados da pesquisa Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), em seus aspectos linguísticos pertinentes à alfabetização, discutindo a aplicação dessa teoria e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o texto visa contribuir para repensar nossa prática pedagógica como professores alfabetizadores, abordando perspectivas teóricas que evidenciam propostas didáticas para alfabetizar letrando. A forma de pesquisa para elaboração desse trabalho foi bibliográfica, com um estudo de caso através da aplicação de uma avaliação diagnóstica com alguns alunos, para conhecer e entender os processos e formas na qual a criança chega a ler e escrever. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Hermínio do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Psicogênese pt_BR
dc.title Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta