dc.contributor.author |
Leal, Adriana Ferreira Dantas |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T12:59:24Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13T12:59:24Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19682 |
|
dc.description |
LEAL, A. F. D. Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985). 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda questões relativas à alfabetização e ao letramento no que diz respeito à relação desses conceitos para a aprendizagem da criança do 1º ano do Ensino Fundamental I, evidenciando resultados da pesquisa Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), em seus aspectos linguísticos pertinentes à alfabetização, discutindo a aplicação dessa teoria e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o texto visa contribuir para repensar nossa prática pedagógica como professores alfabetizadores, abordando perspectivas teóricas que evidenciam propostas didáticas para alfabetizar letrando. A forma de pesquisa para elaboração desse trabalho foi bibliográfica, com um estudo de caso através da aplicação de uma avaliação diagnóstica com alguns alunos,
para conhecer e entender os processos e formas na qual a criança chega a ler e escrever. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luiz Hermínio do Nascimento |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogênese |
pt_BR |
dc.title |
Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |