Resumo:
Os fundamentos teórico-metodológicos dos currículos e avaliações nacionais propõem
que no ensino médio os estudantes desenvolvam competências e habilidades que lhes permitam exercer plenamente seu papel de cidadão. Neste trabalho, foram criadas atividades didáticas para desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e escrita, a Denguetona, que se trata de um modelo para uso entre professores de Ciências e Biologia. A aplicação das atividades em quatro escolas do Ensino Médio envolvendo 69 estudantes mostrou que cerca de 44,9% dos estudantes respondem adequadamente às questões propostas e demonstram capacidade para redigir um texto curto explicando uma situação-problema. A maioria, entretanto, não obteve êxito conforme esperado, 55,1% dos estudantes do ensino médio amostrados não conseguem escrever um texto e nem expressar suas idéias de forma inteligível. Os resultados mostram que é necessário envidar esforços na formação de professores que possam criar situações de ensino e aprendizagem para contribuir na formação da competência de leitura e, por conseguinte, na formação de escritores. Essa responsabilidade deve ser efetivamente assumida pelos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática.
Descrição:
MELO, K. W. C. Denguetona: Desenvolvendo a competência de leitura. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.