Resumo:
No cenário econômico atual, instável, unificado e com escassez de insumos, as organizações precisam de gestores capacitados, flexíveis, que saibam o que fazer e como fazer. O presente artigo objetiva identificar a contribuição dos estágios acadêmicos para aprendizagem dos gestores egressos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Patos/PB. Trata-se de um estudo de campo, do tipo quali-quantitativo, e ainda, uma pesquisa descritiva. Foi utilizado um questionário semi estruturado, constituído de 18 itens, mensurados por meio do aplicativo Google docs. Os dados coletados revelaram, entre outros aspectos, que as principais contribuições dos estágios para os graduados, na vida profissional, é melhorar a capacidade de lidar com pessoas, ou seja, o relacionamento interpessoal, bem como, visualizar a dimensão do contexto organizacional real, e ainda, desenvolver o ritmo de trabalho, melhorando a organização e o controle das atividades. Conclui-se, assim, que os estágios acadêmicos têm apresentado contribuição para aprendizagem dos gestores egressos da UEPB, principalmente em relação à aplicabilidade da teoria na prática.
Descrição:
OLIVEIRA, M. J. M. Aprendizagem Gerencial: um estudo sobre a contribuição dos estágios em administração. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.