Resumo:
A Literatura infantil e juvenil contribui há muitos anos, na educação de crianças
e adolescentes, com o objetivo de chamar a atenção do público infantil e
juvenil. Com o passar dos anos, a literatura foi ganhando novos moldes e no
Brasil, a literatura infantil e juvenil atual contribui para que as crianças e
adolescentes desenvolvam, ao longo de sua educação literária, competências
interpretativas para que possam potencializar o domínio da linguagem,
auxiliando na construção e desenvolvimento da identidade da criança e do
jovem leitor. Nessa perspectiva, temos como objeto de estudo a obra Corda
Bamba, da autora Lygia Bojunga. O objetivo desse estudo foi a análise das
memórias da personagem principal da história, Maria, utilizando o método
crítico-analítico, estruturado metodologicamente por uma revisão de literatura,
organizada através da leitura de estudiosos como Cademartori (2006), Candau
(2012), Colomer (2017), Heller (2013), Santos (2006), entre outros autores que
suscitam reflexões acerca da análise proposta. A questão norteadora da nossa
análise literária trata-se da seguinte indagação: como Maria consegue
ressignificar suas memórias para ir em busca de sua identidade? Justificamos
a escolha do objeto pela necessidade de enaltecermos a literatura infantil e
juvenil que mais se aproxima da realidade social, tratando assuntos de
importância coletiva, como a obra de Lygia Bojunga. Dessa maneira
observamos através do percurso feito por Maria, em busca de superar os
traumas e as perdas, uma criança que busca por equilíbrio para superar a
morte de seus pais e construir sua própria identidade.
Descrição:
LIMA, G. K. da S. De memórias e experiências ressignificadas em corda bamba, de Lygia Bojunga. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.