Resumo:
A educação dos surdos está se aprimorando cada vez mais com o passar do tempo e isso inclui
todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Partindo dessa informação, o
presente trabalho tem o objetivo de compreender como o aluno surdo se desenvolve no meio
escolar e pessoal e como se dá o processo de letramento e alfabetização destes alunos. Para o
desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que permitiu contato
direto com os entrevistados em sala de aula, e, também, algumas pesquisas bibliográficas,
com base em autores como STROBEL (2008), NANTES (2010), PEREIRA (2009), SOARES
(1999), QUADROS (1997), entre outros. Com base nos aportes teóricos supracitados e
analise dos dados dessa pesquisa, pôde-se concluir que os alunos surdos tendem a se
desenvolverem mais rapidamente quando conhecem a língua de sinais e passam a usá-las em
seu dia a dia, desse modo ressaltamos que a inclusão da Libras no método educacional dos
alunos surdos deve ocorrer o mais rápido possível, para que seja mais eficaz o
desenvolvimento desses alunos.
Descrição:
CARDOSO, H. S. O processo de alfabetização e letramento em libras dos alunos surdos do Instituto Desembargador Severino Montenegro (IDSM), em Alagoa Grande - PB. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.