dc.contributor.author |
Pontes, José Tarcisio Lourenco |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-18T18:14:28Z |
|
dc.date.available |
2019-06-18T18:14:28Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19772 |
|
dc.description |
PONTES, J. T. L. O espaço escolar e a importância da leitura na formação do cidadão. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de leitura é concebido enquanto fenômeno intelectual e social no qual o
leitor está adentrando, visto que ele é demarcado por contexto e pretexto de quem
elaborou o material que se lê. O objetivo geral da presente pesquisa pautou-se em
compreender o papel da leitura na formação do cidadão, dentro de uma perspectiva
que o educando insere-se cotidianamente no processo de aprendizagem escolar,
social e política. Na parte teórica utilizamos os seguintes autores: Bamberger (1995),
Lajolo (2002), Saviani (2009), Nunes (2008), El Far (2006), Joly (2006), Zibas
(2005), Martins; Sá (2008), Pennac (1998), Amorim ( 2010). A pesquisa foi de tipo
qualitativa, tendo como aporte metodológico procedimental pautado na pesquisa
bibliográfica. Conclui-se que considerar que o aluno do ensino médio ainda não é
capaz de realizar a leitura crítica de um texto, é um fato preocupante que faz com
que seja suscitada imediatamente a necessidade de se rever que práticas estão
sendo desenvolvidas para formar o leitor crítico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.title |
O espaço escolar e a importância da leitura na formação do cidadão |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |