Resumo:
O objetivo do estudo foi descrever e avaliar o acesso aos serviços de saúde bucal entre adolescentes matriculados na rede de ensino público do município de Campina Grande, PB, considerando os fatores: sexo, faixa etária, histórico de dor de dente na vida, histórico de dor de dente nos últimos 6 meses, ansiedade e medo. Realizou-se uma pesquisa observacional, descritiva, analítica, quantitativa e transversal, através da aplicação de quatro questionários validados que envolveram informações acerca da dor de dente, do acesso aos serviços de saúde, do medo e da ansiedade, aplicados por 3 pesquisadores previamente calibrados, junto a 458 adolescentes entre 10 e 19 anos. Os dados foram processados no Programa estatístico SPSS versão 20.0, com análise bivariada e multivariada através da Regressão de Poisson. Entre os adolescentes, 91,0% relataram ter visitado o Cirurgião-Dentista alguma vez na vida, porém, quando se considerou os últimos 6 meses este percentual baixou para 48,3%. Neste momento utilizaram-se o serviço privado (50,1%) ou o serviço público (49,9%). A concretização do atendimento na primeira visita foi relatada por 71,2% dos entrevistados, que destacaram como principal motivo para a busca pelo serviço, o tratamento odontológico (62,1%). A procura pelo serviço foi maior entre os adolescentes do sexo feminino (60,0%) com diferença estatisticamente significante na análise multivariada (p<0,001). O histórico de dor de dente na vida esteve associado à visita ao Cirurgião-Dentista, com diferença estatisticamente significativa para análise multivariada (p=0,038). Conclui-se que o acesso aos serviços de saúde bucal relatado pelos adolescentes foi bom, mas há ainda uma grande parcela desta população sem acesso. Havendo diferença estatisticamente significativa para as variáveis sexo e de dor de dente na vida.
Descrição:
SILVA, H. P. Acesso aos serviços de saúde bucal de adolescentes de escolas públicas do município de Campina Grande, PB, Brasil. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.