UEPB - Repositório Digital

O olhar das crianças de escola pública sobre as relações parentais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Daniela de Jesus Bezerra da
dc.date.accessioned 2019-08-02T13:14:40Z
dc.date.available 2019-08-02T13:14:40Z
dc.date.issued 2018-06-15
dc.identifier.other CDD 306.85
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19827
dc.description SILVA, D. de J. B. da. O olhar das crianças de escola pública sobre as relações parentais. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo, tomando por base os tipos de relações parentais que existem em diversos modelos de família, busca analisar o olhardas crianças sobre as relações existentes entre pais e filhos. Tal fato se justifica considerando as inúmeras queixas apresentadas pelas famílias e pelas escolas sobre as dificuldades de relação tanto com as crianças como com os adolescentes, considerando, principalmente os temas relativos aos limites e ao respeito. Parte -se do princípio de que a família é, reconhecidamente, a principal instituição responsável pela educação dos filhos e, portanto, influencia de forma determinante no desenvolvimento do ser humano, nas suas dimensões afetiva, cognitiva, social e cultural.É ali, no seio da família onde os vínculos são criados e os valores, as crenças e os sentimentos se estabelecem. Ademais, não se pode deixar de analisar as influências históricas, culturais e sociais sobre os diferentes modelos de famílias e sobre as diferentes formas de relações parentais.Neste contexto, busca- se especificamente estudar como as crianças analisam as relações com seus pais, caracterizando os estilos parentais e as práticas educativas. Para tanto, utilizou -se uma metodologia qualitativa, do tipo descritiva, cujos participantes foram 15 crianças da escola pública, com idade variando entre 9 e 11 anos.O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita para ser analisada a partir da análise de conteúdo bardiniana. Destaca-se, assim, a capacidade crítica das crianças e a importância de se realizar pesquisa com essa faixa etária auxiliando seus pais a refletirem sobre as consequências das relações parentais para seus filhos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Cristina Rabelo Loureiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relações parentais pt_BR
dc.subject Estilos parentais pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da criança pt_BR
dc.title O olhar das crianças de escola pública sobre as relações parentais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta