UEPB - Repositório Digital

A formação do leitor literário no ensino médio: observando os alunos do 3º ano da Escola Valdemiro Wanderley - Santa Cruz - Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Magda Mirele da Silva
dc.date.accessioned 2019-08-06T15:58:24Z
dc.date.available 2019-08-06T15:58:24Z
dc.date.issued 2019-08-06
dc.identifier.other 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19833
dc.description ALMEIDA, Magda Mirele da Silva. A formação do leitor literário no ensino médio: observando os alunos do 3º ano da Escola Valdemiro Wanderley - Santa Cruz - Paraíba. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo analisar a leitura e as contribuições da literatura em sala de aula no Ensino Médio, observando assim a postura do educador em relação ao processo de escolarização e de aprimoramento da leitura e o reconhecimento de bons textos literários. A temática abordada é “A formação do leitor literário no ensino médio”, observando alunos do 3º ano do ensino médio, na escola Valdemiro Wanderley, a qual busca promover reflexões que se manifestam nas problemáticas averiguadas sobre as lacunas que circundam o ensino de Literatura no Ensino Médio, como a ausência e consonância da literatura com as aulas de Língua Portuguesa, constatando-se assim, a necessidade de estimular a importância da literatura na formação discente. A metodologia do trabalho abrange uma pesquisa de campo, como também uma revisão bibliográfica nas leituras de Angela Kleiman (2005), Marly Amarilha (2013), Marisa Lajolo (2018), Magda Soares (2008), entre outros. Como também, abordou-se os documentos curriculares, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação para o ensino médio e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, além da observação e aplicação de um questionário ao professor e aos alunos da escola Valdemiro Wanderley. Os dados coletados e as observações feitas, baseadas nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, permitiu a evidenciação de que, ainda que os documentos mostrem uma nova visão e ideia que incentiva a formação ativa dos educandos, este tende a ser um discurso inválido, pois na prática não se efetiva. Assim, acredita-se que o trabalho com textos literários, principalmente os clássicos no contexto escolar, exige do educador uma postura que vai muito além de utilizar como instrumento pedagógico. Faz-se necessário que as propostas evidenciadas sejam postas em funcionamento, e para que isso aconteça é preciso que o educador se coloque ás novas exigências que são impostas para serem praticadas. Portanto, refletir a formação de leitores literários expressa uma reavaliação, ou uma formação para que se efetive significativamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vaneide Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title A formação do leitor literário no ensino médio: observando os alunos do 3º ano da Escola Valdemiro Wanderley - Santa Cruz - Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta