UEPB - Repositório Digital

O preconceito racial e seus reflexos na aprendizagem do aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rita de Cássia da
dc.date.accessioned 2019-08-06T15:58:42Z
dc.date.available 2019-08-06T15:58:42Z
dc.date.issued 2019-08-06
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19835
dc.description SILVA, R. C. da. O preconceito racial e seus reflexos na aprendizagem do aluno. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Discutir acerca do preconceito racial se revela de suma importância entre o meio acadêmico e fora dele, pois constitui um dos principais agravos para a sociedade em geral, sobretudo aos cidadãos afrodescendentes e este fato evidencia a pouca consciência criada por parte da sociedade em relação à diversidade étnico-racial, uma vez que acabam provocando consequências desagradáveis a alguns grupos sociais como negros, índios, dentre outros. A problematização da discriminação racial na área educacional, é um tema muito abordado, entretanto não solucionado. Assim sendo, a minimização dos problemas gerados pela discriminação contra afrodescendentes na escola, deve ser direcionada através de uma metodologia firme e eficiente. O preconceito racial é um problema que afeta todas as esferas desde séculos passados. Contudo, neste trabalho direcionamos o olhar para construção identitária dos afrodescendentes que é, de algum modo, afetada pelo preconceito racial e compromete a construção da autoestima dessas pessoas, especificamente na turma do 9º Ano “A”, da Escola Municipal, localizada na cidade de Belém do Brejo do Cruz-PB. Sendo assim, esse artigo é resultado de uma pesquisa de campo, que objetivou demonstrar como o preconceito racial afeta a construção da identidade dos afrodescendentes no âmbito escolar, onde estas manifestações resultam em pessoas tímidas, inseguras o que ocasiona que este sujeito sinta-se inferior aos demais. Para isso, usamos uma pesquisa analítico-reflexiva, dando ênfase ao trabalho desenvolvido durante o Estágio Supervisionado II, uma vez que foi o processo de observação e de intervenção realizado durante este período que acarretou essa pesquisa. Com o término de nossos estudos foi possível perceber que o preconceito racial vem atingir o ambiente educativo comprometendo a participação do aluno em sala de aula; levando a ausência de reconhecimento positivo de seu semelhante étnico; dificuldades no processo de aprendizagem, o que influencia na construção do conhecimento do indivíduo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Auríbio Farias Conceição pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Autoestima pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O preconceito racial e seus reflexos na aprendizagem do aluno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta