Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar a educação do campo analisando a falta de
escolaridade no Acampamento Dom José Maria Pires, na zona rural do município de
Alhandra/PB. Para atingir o objetivo deste estudo, foi realizada uma análise sobre a
educação do campo como um direito negado. Metodologicamente, nossas
fundamentações de pesquisa pautaram-se na análise geográfica qualitativa e
quantitativa da realidade, com a produção e aplicação de questionários e relatos dos
envolvidos. O conhecimento da área foi buscado por meio de pesquisa de campo.
Assim, a pesquisa in loco, a partir do trabalho de campo fez-se parte estruturante da
nossa reflexão. Nossos fundamentos teóricos e conceituais fundamentaram-se na
interpretação e análises de autores que discutem o tema em questão, em artigos
científicos, livros e sites disponíveis em coleções eletrônicas. Concluiu-se que a
educação no Acampamento é precária, e que, por conta própria, os moradores
realizam projetos educacionais informais sem qualquer suporte técnico e
especializado, levando o alunado a estudarem em uma escola urbana, o que explica a
falta de conhecimento sobre a importância da educação e a identidade do espaço
agrário.
Descrição:
SOARES, D. de S. A luta por educação no acampamento Dom José Maria Pires no município de Alhandra-PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.