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Este artigo tem como objetivo analisar a educação do campo analisando a falta de
escolaridade no Acampamento Dom José Maria Pires, na zona rural do município de
Alhandra/PB. Para atingir o objetivo deste estudo, foi realizada uma análise sobre a
educação do campo como um direito negado. Metodologicamente, nossas
fundamentações de pesquisa pautaram-se na análise geográfica qualitativa e
quantitativa da realidade, com a produção e aplicação de questionários e relatos dos
envolvidos. O conhecimento da área foi buscado por meio de pesquisa de campo.
Assim, a pesquisa in loco, a partir do trabalho de campo fez-se parte estruturante da
nossa reflexão. Nossos fundamentos teóricos e conceituais fundamentaram-se na
interpretação e análises de autores que discutem o tema em questão, em artigos
científicos, livros e sites disponíveis em coleções eletrônicas. Concluiu-se que a
educação no Acampamento é precária, e que, por conta própria, os moradores
realizam projetos educacionais informais sem qualquer suporte técnico e
especializado, levando o alunado a estudarem em uma escola urbana, o que explica a
falta de conhecimento sobre a importância da educação e a identidade do espaço
agrário. |
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