Resumo:
Atualmente, as interações sociais estão sendo modificadas e atualizadas devido às tecnologias e mídias digitais, principais veículos de comunicação. Por conseguinte, os espaços de debates também foram modificados e deixaram de ser exclusivamente conversas face a face para também serem virtuais. A exemplo disso, temos o corpus desta pesquisa: quatro tirinhas do personagem Armandinho, publicadas em 2015 por seu autor Alexandre Back na rede social Facebook. Esse gênero originalmente jornalístico, passou a circular em outros suportes devido a esta atualização nas interações e obteve grande repercussão nas mídias digitais. Diante desse cenário, questiona-se: como ocorre a interação dessas tirinhas com os usuários do Facebook? E, como alunos da 3ª série do ensino médio (rede pública de ensino) interagem com elas? Assim, este trabalho tem o objetivo principal de analisar quais ideologias e vozes estão presentes nos discursos das tiras e, mais especificamente, compreender como os internautas e estudantes interagem com elas. Dessa forma, esta pesquisa consiste em um estudo de campo participante e uma análise bibliográfica baseada principalmente em Bakhtin (2008, 2009, 2011) e os estudos sobre seu Círculo feitos por teóricos como Fiorin (2008), Silva (2013), Brandão (2012), Faraco (2009), entre outros. Após a análise das tiras e dos comentários, considera-se que o personagem Armandinho é porta voz de várias vozes sociais caladas por séculos. Além disso, a língua é a materialização do discurso e através dela concretizam-se as avaliações dos sujeitos, sejam elas críticas preconceituosas ou comentários de aceitação e empatia pelos temas abordados nas tirinhas. Por fim, a presente pesquisa contribuiu com o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva interacionista, pois buscou desenvolver nos alunos competências e habilidades para uma leitura crítica.
Descrição:
SANTOS, F. M. dos. Facebook e sala de aula: as vozes bakhtinianas nas tirinhas de Armandinho. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.