Resumo:
O presente trabalho busca realizar uma descrição acerca da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que, opondo-se à aprendizagem mecânica, procura levar o aluno a perceber os processos cognitivos que ocorrem no processo de aprendizagem. Objetivamos, então, a compreensão da Teoria da Aprendizagem Significativa e a sua importância para a aprendizagem do aluno, especificamente em reconhecer a importância da aprendizagem para o desenvolvimento humano, descrever a teoria de David Ausubel e relacionar a teoria da Aprendizagem Significativa com os Mapas de Conceito. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordando autores como Moreira (2010), Pozo (1998), Tavares (2007), Moraes (2007), Pelizzari et al (2001), Lopes e Silva (2010), Lakomy (2008) e o próprio Ausubel (2000). Diante desse estudo, podemos perceber a importância da teoria da Aprendizagem Significativa para a educação, pois essa aprendizagem vai além de pensar os conceitos que estão na mente. Assim, com o estudo dessa teoria é possível compreender de fato como funciona esse tipo de aprendizagem e de que forma ela passa a fazer sentido para o aprendiz, pois a aprendizagem aliada com o desenvolvimento humano torna acessível o acompanhamento da evolução intelectual do aluno na sala de aula.
Descrição:
LOPES, W. H. A. Breve descrição sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.