dc.contributor.author |
Maia, Francisca Ilani Alves |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-07T12:18:18Z |
|
dc.date.available |
2019-08-07T12:18:18Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 401.41 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19855 |
|
dc.description |
MAIA, F. I. A. Ensino de língua portuguesa e o gênero redação: uma análise do discurso do professor. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho desenvolveu-se a partir da uma pesquisa sobre como o professor trabalha o ensino de língua portuguesa em sala de aula, utilizando o gênero redação nas séries do ensino médio. Pressupõe-se que uma das maiores dificuldades da produção textual do gênero redação seja decorrente de um ensino metalinguístico e que desconsidere a finalidade da língua enquanto prática de interação social; tendo o ensino predominantemente voltado para o domínio das estruturas linguísticas. Considerando a importância da língua no processo de interação social e a necessidade de mudanças significativas na prática pedagógica, surge a oportunidade de trabalhar-se com os gêneros textuais, tendo em vista que os mesmos fazem parte das necessidades do aluno a todo momento. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de caso, sobre o ensino dos gêneros textuais, com foco na redação e a partir de questionários aplicados analisou-se o discurso do professor de língua portuguesa e as suas práticas de ensino, fechando a última parte do artigo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de língua portuguesa e o gênero redação: uma análise do discurso do professor |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |