UEPB - Repositório Digital

Ensino de língua portuguesa e o gênero redação: uma análise do discurso do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maia, Francisca Ilani Alves
dc.date.accessioned 2019-08-07T12:18:18Z
dc.date.available 2019-08-07T12:18:18Z
dc.date.issued 2019-08-07
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19855
dc.description MAIA, F. I. A. Ensino de língua portuguesa e o gênero redação: uma análise do discurso do professor. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho desenvolveu-se a partir da uma pesquisa sobre como o professor trabalha o ensino de língua portuguesa em sala de aula, utilizando o gênero redação nas séries do ensino médio. Pressupõe-se que uma das maiores dificuldades da produção textual do gênero redação seja decorrente de um ensino metalinguístico e que desconsidere a finalidade da língua enquanto prática de interação social; tendo o ensino predominantemente voltado para o domínio das estruturas linguísticas. Considerando a importância da língua no processo de interação social e a necessidade de mudanças significativas na prática pedagógica, surge a oportunidade de trabalhar-se com os gêneros textuais, tendo em vista que os mesmos fazem parte das necessidades do aluno a todo momento. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de caso, sobre o ensino dos gêneros textuais, com foco na redação e a partir de questionários aplicados analisou-se o discurso do professor de língua portuguesa e as suas práticas de ensino, fechando a última parte do artigo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros Textuais pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title Ensino de língua portuguesa e o gênero redação: uma análise do discurso do professor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta