Resumo:
O presente estudo intitulado: “Reforma Educacional Brasileira: Análise dos Impactos para o
Profissional Docente” constitui-se em um trabalho que tem como objetivo central analisar o
impacto das políticas educacionais (PEs) iniciadas na década de 1990 e suas sucessivas
mudanças até as atuais legislações realçando sua trajetória histórica e repercussões para o
profissional da educação básica. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa definimos
como questão norteadora “Em que medida as recentes Políticas Educacionais de Formação
Docente implicaram na valorização do profissional da educação”? Buscando atender esse
foco, o texto está dividido em: 1) A introdução, onde se encontra a apresentação e os motivos
que justificam esse trabalho, objetivos e percurso metodológico, o qual se considera de caráter
bibliográfico; 2) Contextos e PEs da década de 1990: a reforma da educação, onde nos
deteremos na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996 e
dos Planos Nacionais de Educação – Lei 10.172/2001; 3) Breve retrospectiva da docência, no
Brasil, examinar-se-á os determinantes legais de valorização docente e o debate que vem
sendo feito acerca da temática; Finalmente, no item seguinte, analisaremos as questões
apresentadas buscando ter um posicionamento crítico acerca das PEs e o impacto efetivo na
profissão docente; fechando o texto nossas ponderações acerca deste estudo.
Descrição:
PAULO JÚNIOR, Eugênio Pacelli Nunes. Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.