UEPB - Repositório Digital

O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: Estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rafaela Alves de Mélo
dc.date.accessioned 2019-08-07T19:07:26Z
dc.date.available 2019-08-07T19:07:26Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19866
dc.description SILVA, R. A. de M. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: Estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande – PB. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As práticas lúdicas com a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem, nas aulas de ciências vem sendo destaque nas metodologias educacionais. Apenas os modelos tradicionais com quadro e livro não alcançam uma aprendizagem qualitativa ao público de adolescentes em instituições educacionais atuais, e novas ferramentas lúdicas vem frequentemente sendo utilizadas como promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. A pesquisa “O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande - PB” teve como principal objetivo avaliar a eficácia dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem acerca da temática caatinga, em turmas do ensino fundamental II. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, no primeiro momento foi entregue um questionário, denominado pré-teste, onde os estudantes respondiam a partir de seus conhecimentos prévios, no segundo momento houve uma explanação expositiva e dialogada sobre a biodiversidade da caatinga ressaltando a importância de sua preservação e conservação, no terceiro momento utilizou-se do lúdico na forma de jogo da memória e bingo da caatinga e por fim no quarto momento foi aplicado um questionário de sondagem (pós teste). A participação ativa dos discentes, como também o entusiasmo ao participar da aula foram pontos relevantes na pesquisa, para o docente a eficiência no processo de ensino e aprendizagem também se configurou como evidência dessa metodologia. Na obtenção dos resultados foi possível saber que entre os atores sociais entrevistados 95,8% antes das oficinas didáticas preferiam assistir aulas com a exposição oral do professor, após a explanação oral e intervenção lúdica nos estudantes o índice de aceitação através da aula lúdica foi de 100%. Ao fim da pesquisa 91,7% reconheceram a caatinga como uma vegetação característica do nordeste brasileiro, onde antes 37,5% conheciam alguma espécie (animal ou vegetal) da caatinga, suas concepções mudaram através das falas dos estudantes e a qualidade do que aprenderam sobre o conteúdo, tendo seus conceitos prévios modificados e/ou ampliados sobre a formação vegetacional, ressaltando o quanto esse tipo de método auxilia na divulgação do conhecimento científico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.title O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: Estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta