Resumo:
Esse artigo resulta do processo de formação em Pedagogia e, mais especificamente, da
prática em Estágio Supervisionado e tem como objetivo analisar a organização do tempo
e do espaço na Educação Infantil – EI – como instrumento facilitador no processo de
ensino-aprendizagem. Situa-se no contexto das discussões sobre a organização do
espaço na Educação Infantil. Os objetivos que permitiram alcançar a finalidade geral
foram: i. Apreender a concepção de espaço e da importância de sua organização para o
aprender e o brincar; ii. Discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação
Infantil; iii. Relatar a experiência do Estágio Supervisionado na compreensão do espaço
como facilitador no processo de ensino-aprendizagem na EI. Já o referencial teórico foi
desenvolvido a partir das discussões feitas por Horn (2017), Sebastiani (2009), Ostetto
(2007), Bernabé e Andrade (2010), Leão e Muzzeti (2016), Coutinho et al (2012) e os
documentos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Para o desenvolvimento deste
estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental somada observação participante
executada durante o estágio. A análise dos resultados foi elaborada de forma qualitativa.
Esta análise permitiu conhecer a concepção de espaço apresentadas nas orientações
curriculares para a Educação Infantil, assim como permitiu diferenciar espaço físico de
ambiente. Os resultados obtidos informaram a importância do planejamento e da
observância da rotina na prática pedagógica cotidiana do Ensino Infantil. Essa
informação veio acompanhada de uma compreensão sobre as diversas formas de
planejamento, prática que impacta profundamente na organização do espaço. Enfim, os
resultados ainda demonstraram a necessidade de ampliar a discussão e reflexão sobre
outros elementos que compõem o espaço na EI e que não foram aprofundados neste
trabalho.
Descrição:
VAZ, C. D. M. Olhares do espaço na educação infantil. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.