Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19870
Título: Olhares do espaço na educação infantil
Autor(es): Vaz, Cícero Damião Martins
Palavras-chave: Ensino Infantil
Espaço
Organização
Data do documento: 25-Mai-2019
Resumo: Esse artigo resulta do processo de formação em Pedagogia e, mais especificamente, da prática em Estágio Supervisionado e tem como objetivo analisar a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil – EI – como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Situa-se no contexto das discussões sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Os objetivos que permitiram alcançar a finalidade geral foram: i. Apreender a concepção de espaço e da importância de sua organização para o aprender e o brincar; ii. Discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil; iii. Relatar a experiência do Estágio Supervisionado na compreensão do espaço como facilitador no processo de ensino-aprendizagem na EI. Já o referencial teórico foi desenvolvido a partir das discussões feitas por Horn (2017), Sebastiani (2009), Ostetto (2007), Bernabé e Andrade (2010), Leão e Muzzeti (2016), Coutinho et al (2012) e os documentos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental somada observação participante executada durante o estágio. A análise dos resultados foi elaborada de forma qualitativa. Esta análise permitiu conhecer a concepção de espaço apresentadas nas orientações curriculares para a Educação Infantil, assim como permitiu diferenciar espaço físico de ambiente. Os resultados obtidos informaram a importância do planejamento e da observância da rotina na prática pedagógica cotidiana do Ensino Infantil. Essa informação veio acompanhada de uma compreensão sobre as diversas formas de planejamento, prática que impacta profundamente na organização do espaço. Enfim, os resultados ainda demonstraram a necessidade de ampliar a discussão e reflexão sobre outros elementos que compõem o espaço na EI e que não foram aprofundados neste trabalho.
Descrição: VAZ, C. D. M. Olhares do espaço na educação infantil. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19870
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Damião Martins Vaz.pdfPDF - Cícero Damião Martins Vaz830.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.