dc.description.abstract |
A interatividade é, seguramente, a característica da rede que mais tem sido acentuada pelos estudiosos. Se é certo que o rádio e a televisão também (já) envolvem determinadas formas e estratégias de interatividade – telefonemas ou e-mails dos destinatários, participação do público, programas ao vivo, etc. –, elas estão longe de ter o alcance e a importância que têm na Internet, que não seria o que é sem essa mesma interatividade. Outra implicância da Internet para a educação que deve ser considerada é a revalorização da escrita - as funcionalidades mais importantes e mais utilizadas Internet, como sejam o correio eletrônico, os vários instrumentos de publicação, nos quais se destacam, hoje em dia, os blogs, e a pesquisa através de sites de busca fazem intervir a escrita e a leitura de um modo que nenhum dos outros meios eletrônicos o faz – aproximando, assim, mais a Internet da escola e da cultura escrita do que os outros meios eletrônicos. Isto envolve ainda a economia de recursos, ao permitir conjugar meios que, por si só, são sempre parcelares; ainda por cima mediante uma tecnologia relativamente fácil de adquirir e utilizar em quase todo o lado – em casa, na escola, numa biblioteca pública, num café, num parque, etc. Esta pesquisa tem como tema, portanto, explorar o uso da internet para fins educativos, como uma importante solução de apoio no processo de aprendizagem. Solução esta cada vez mais solicitada por parte de instituições educacionais e demais organizações. O foco da pesquisa é explorar o uso, por parte dos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de João Pessoa/PB, das ferramentas de Internet (www, e-mail, chat e fórum) na educação. Também, descrever a utilização de um ambiente integrador de ferramentas para pesquisas e trabalhos via Internet, assim visto o site desenvolvido para este fim. Através de uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso exploratório, foram coletadas informações com a utilização de questionários e observação dos alunos. Da análise destes dados coletados, bem como das observações feitas a partir do convívio e da colaboração dos alunos do 8º ano da Escola pesquisada, foi possível descrever a utilização de alguns recursos de comunicação existentes na Internet para a prática da educação. Estes recursos, analisados a partir dos sites mencionados pelos referidos alunos, tinham por objetivo proporcionar a necessária interação dos participantes, bem como o acesso ao material didático utilizado como conteúdo de estudo. |
pt_BR |