UEPB - Repositório Digital

Alfabetização e letramento nas perspectivas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Ana Cleide de
dc.date.accessioned 2019-08-08T17:23:40Z
dc.date.available 2019-08-08T17:23:40Z
dc.date.issued 2014-07-26
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19893
dc.description MEDEIROS, Ana Cleide de. Alfabetização e letramento nas perspectivas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo de caso. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo apresentar uma análise sobre o projeto do Governo Federal (PNAIC) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, através de estudo de publicações em seu site, portal do MEC. Uma das questões que discutimos foi à forma como o projeto apresenta a alfabetização, em especial, sua perspectiva sobre o processo de letramento. Para a realização da pesquisa (estudo de caso) utilizamos como banco de dados o material disponibilizado pelo Governo Federal referente ao programa, a exemplo dos cadernos de formação continuada dos professores alfabetizadores que apresentam discussões sobre o programa. Constatamos que a proposta do Governo Federal para o PNAIC possui um aporte teórico bem substancial e bem disseminado já que foi implantado com uma base de dados que garante acesso a todos os participantes do programa. Os professores que não estiverem devidamente vinculados ao programa, também podem acessar e ter a possibilidade de entrar em contato com todas as informações presentes no site. Nas discussões teóricas levantadas no manual e nos cadernos de formação dos professores, os autores dos materiais teóricos destacam a importância de se alfabetizar letrando, seguindo as propostas de autores variados como Magna Soares, contudo, ainda pontuam em alguns momentos a relevância da alfabetização como conhecedor de códigos, mas sempre destacando a necessidade de haver um equilíbrio entre o letramento e a alfabetização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PNAIC pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento nas perspectivas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta